Sunday, January 09, 2011

CONGRESSISTA DEMOCRATA BALEADA NOS E.U.A

A deputada Gabrielle Giffords toma posse na Câmara dos Representantes em 5 de janeiro.

***A deputada Gabrielle Giffords toma posse na Câmara dos Representantes em 5 de janeiro. (Foto: AP)

**Democrata moderada, Gabrielle Giffords defende segurança na fronteira.
Ela é casada com um astronauta da Nasa e tem dois filhos.

Gabrielle Giffords, de 40 anos, a deputada democrata baleada na cabeça neste sábado (8) em Tucson, no estado americano do Arizona, é uma democrata com ideias moderadas.
Ela foi a primeira judia eleita congressista pelo Arizona, em 2006, depois de uma campanha em que usou como tema a segurança na fronteira entre México e EUA, além da responsabilidade fiscal.
No ano passado, ela votou e fez campanha pela histórica reforma do setor de saúde pública, promovida pelo presidente Barack Obama, apesar da forte oposição do Partido Republicano e de protestos em todo o país.
Desde que assumiu, ela fez muitas reuniões de eleitores, como a deste sábado. O objetivo era se aproximar do eleitorado.
saiba mais
  • Veja fotos do tiroteio
  • Em 2010, ela conseguiu uma vitória apertada sobre o republicano Jesse Kelly, como membro da coalizão Blue Dog, de democratas centristas.
"Não gosto de estar na minoria", disse, depois do resultado das urnas, que levaram os republicanos a conquistar a maioria na Câmara de Representantes e ganhar terreno no Senado. "Mas meu trabalho não é estar na maioria, mas fazer meu trabalho."
Giffords atuou no Congresso pressionando pelo aumento no número de militares cuidando da fronteira entre México e EUA, e defende que a legalização dos imigrantes seja condicionada à verificação de seus antecedentes criminais, ao pagamento de impostos e à aprendizagem do inglês.
Mas ela manteve-se distante da controversa lei de imigração aprovada pela governadora republicana Jan Brewer, que criminalizava os ilegais.
Giffords fez parte das comissões de Defesa, Assuntos Exteriores e Ciência e Tecnologia da Câmara de Representantes.
Casada com o astronauta da Nasa Mark Kelly, tem dois filhos. Seu marido deve liderar em abril a missão da Endeavour rumo à Estação Espacial Internacional, onde vai se encontrar com seu irmão, gêmeo, Scott.
O presidente dos EUA, Barack Obama, faz pronunciamento sobre o tiroteio, neste sábado (8), na Casa Branca. (Foto: AP) e pediu um minuto de silêncio...


***Fonte: G1, terra e agências internacionais
***Fonte: G1 e agências internacionais

0 Comments:

Post a Comment

<< Home