Obama expressa apoio a príncipe herdeiro do Barein em esforços por diálogo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu nesta terça-feira na Casa Branca com o príncipe herdeiro do Barein, Salman bin Hamad al-Khalifa, e expressou seu apoio aos esforços para iniciar um diálogo nacional, ressaltando a importância do respeito aos direitos humanos.
Em comunicado, a Casa Branca relatou que na reunião, que não estava no calendário oficial do presidente, Obama expressou sua satisfação pela decisão do rei do Barein, Hamad bin Issa al-Khalifa, de pôr fim ao estado de emergência e anunciar que o diálogo nacional com a oposição começará no mês que vem.
Nesse diálogo, assinalou Obama, tanto a oposição como o governo devem se comprometer a preparar um "futuro justo para toda a população".
Para criar as condições necessárias que permitam o êxito deste diálogo, Obama "enfatizou a importância de cumprir os compromissos do governo de garantir que os responsáveis pelos abusos dos direitos humanos prestem contas".
"A estabilidade do Barein depende do respeito aos direitos universais do povo, incluindo a liberdade de expressão e de reunião, e de um processo significativo de reformas que responda às aspirações de todos", indicou a Casa Branca.
A visita acontece após o anúncio do rei do Barein de levantar o estado de emergência e anunciar um diálogo nacional incondicional para encontrar uma saída à crise do país, onde foram iniciadas revoltas populares em 14 de fevereiro.
O monarca assegurou que os resultados do diálogo, que começaria em 1º de julho, serão apresentados às instituições constitucionais competentes e com base nele serão realizadas eleições para preencher as cadeiras do Parlamento que estão vagas.
Em 15 de fevereiro, o principal partido opositor, o xiita Al-Wifaq, anunciou que suspendia sua participação no Parlamento por conta da dura repressão aos protestos populares.
***Fonte: terra.com.br
0 Comments:
Post a Comment
<< Home