LEGALIZAÇÃO DA VENDA DE MACONHA NO URUGUAI PODE SE TRANSFORMAR EM DESGRAÇA SOCIAL ENDÊMICA DE ALTO CONTÁGIO NA AMÉRICA DO SUL
A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou na madrugada de quarta-feira (31/07) por maioria estreita, 50 votos a 46, projeto de lei apresentado pela presidência, em 2012, propondo a legalização e regulamentação da venda de maconha no país. O texto prevê a criação de um órgão governamental para controlar a importação, plantio, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição da maconha e seus derivados. Ou seja, a ideia é estatizar toda a cadeia de produção da substância, combatendo o tráfico de drogas pelo flanco que o governo do presidente José Mujica considera mais eficaz: o econômico.
O projeto segue para o Senado. Se aprovado, o país vai se tornar o primeiro do mundo a adotar tal medida. Não haverá risco de que o Uruguai se transforme num destino turístico para apreciadores da maconha, pois apenas cidadãos uruguaios poderão ter acesso – e acesso restrito – à maconha estatal. A legalização da maconha no Uruguai pode contaminar outros países da América do Sul e aumentar estatísticas de narcotráfico e crimes em vários países.
NARCOTRÁFICO MULTIPLICA CRIMES E PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL
A venda e consumo de maconha, crack, cocaína e outros entorpecentes multiplica furtos, roubos, assaltos, assassinatos, crimes hediondos, latrocínios, sequestros, formação de quadrilhas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e envolvimento de integrantes das forças policiais e agentes penitenciários em crimes conexos no Brasil, onde protestos em ruas, avenidas, praças e logradouros públicos denunciam suspeita ou prática de corrupção dos agentes públicos.
***Com informações da Agência Brasil
0 Comments:
Post a Comment
<< Home