Saturday, August 03, 2013

LEGALIZAÇÃO DA VENDA DE MACONHA NO URUGUAI PODE SE TRANSFORMAR EM DESGRAÇA SOCIAL ENDÊMICA DE ALTO CONTÁGIO NA AMÉRICA DO SUL

DesanimadoA Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou na madrugada de quarta-feira (31/07) por maioria estreita, 50 votos a 46, projeto de lei apresentado pela presidência, em 2012, propondo a legalização e regulamentação da venda de maconha no país. O texto prevê a criação de um órgão governamental para controlar a importação, plantio, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição da maconha e seus derivados. Ou seja, a ideia é estatizar toda a cadeia de produção da substância, combatendo o tráfico de drogas pelo flanco que o governo do presidente José Mujica considera mais eficaz: o econômico.
O projeto segue para o Senado. Se aprovado, o país vai se tornar o primeiro do mundo a adotar tal medida. Não haverá risco de que o Uruguai se transforme num destino turístico para apreciadores da maconha, pois apenas cidadãos uruguaios poderão ter acesso – e acesso restrito – à maconha estatal. A legalização da maconha no Uruguai pode contaminar outros países da América do Sul e aumentar estatísticas de narcotráfico e crimes em vários países.
NARCOTRÁFICO MULTIPLICA CRIMES E PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL
A venda e consumo de maconha, crack, cocaína e outros entorpecentes multiplica furtos, roubos, assaltos, assassinatos, crimes hediondos, latrocínios, sequestros, formação de quadrilhas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e envolvimento de integrantes das forças policiais e agentes penitenciários em crimes conexos no Brasil, onde protestos em ruas, avenidas, praças e logradouros públicos denunciam suspeita ou prática de corrupção dos agentes públicos.
***Com informações da Agência Brasil

0 Comments:

Post a Comment

<< Home