Tuesday, April 08, 2008

Contraponto: A visita do Celenterado no Candeias do Jamari

Tarde de outono, numa pequena e remota cidade da Amazônia. O prefeito está reunido com seis dos nove vereadores e alguns secretários. Eufórico, anuncia obras e ampliação de serviços sociais financiados com dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC. Sorridentes, quase em transe, os vereadores imaginam discursos aos eleitores e comemoram antecipadamente a difícil reeleição.
Tóc, tóc, tóc, batem à porta. Todos voltam à realidade.
-Eu disse que não queria interrupção, diz o prefeito, mal contendo a irritação: Entre!
Trêmulo, um funcionário adentra o luxuoso gabinete.
-“Ixcelentíssimo”, Sr. Dr. prefeit...
-Deixe de floreado, trique-trique, arrodeios, arroubos, qui qui qui, có-có-có e vá direto ao assunto, atalha o prefeito.
-Bem “isscelência”, um Celenterado...
-QUE!? Encontraram aí no rio? Providencie um ofício ao Ibam...
-Ele está na antesala, excelência, interrompe o funcionário.
-É Fantástico! Um Celenterado, isto mesmo senhores, um Celenterado aqui na prefeitura, diz o prefeito.
Os vereadores e secretários não conseguem mais conter a sessão de gargalhadas.
Estarrecido, o prefeito passa a mão na careca e pensa: “só pode ser chacota dessa cambada”. Virando-se para o funcionário, pergunta:
-Andou bebendo outra vez? “Quiero ver tu aliento” (deixe-me ver seu hálito) agorinha mêsss, diz o prefeito.
Cheira, nada. –Diga ao Celenterad...começa a rir olhando para o ventilador no teto- Aqui ele não entra, consegue pronuncia. E completa: - Dizem lá na Seduc que ele nunca estudou nem o Ensino Fundamental e jamais pisou numa sala de aula do Ensino Supletivo. Além de Celenterado, é burro e é falsário ideológico.
Olhando nos olhos dos vereadores, repete: -Um Celenterado, quem diria!
Os vereadores começam nova sessão de risos.
O prefeito resolve apreveitar a “alegria” momentânea para escapar e comunica:- Eu mesmo vou atender esse Celenterado cambota e analfabeto. Chama a secretária:- Sirva um café bem quentinho aos veradores!. Sai por uma porta lateral. Já no estacionamento, sentado numa caminhonete, o prefeito pensa alto: “Alguns são salvos por algum telefonema; outros, pelo gongo; e eu, hoje, fui salvo pela visita de um Celenterado! E concluiu: -Eu vou é atrás da primeira dama.
No gabinete, o funcionário comunica aos vereadores: -A “isscelência” teve que sair para atender à primeira dama. Só volta amanhã”.Sem saber como será o “rateio” das emendas orçamentárias, um vereador não se contém: Era ilusão! E tudo isso porque houve interrupção de um Celenterado que pensa em ser candidato à Câmara Municipal. É o fim da picada...
...(Abelardo Jorge 9957-6033).."Nós acreditamos em Deus e seus profetas"- We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي.....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.selvaviva.zip.net/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home