Thursday, April 10, 2008

Prefeitura de Porto Velho-RO entrega escola no Baixo Madeira

O prefeito Roberto Sobrinho e a nova secretária de Educação de Porto Velho, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira, estiveram terça-feira (08/04) no distrito de São Carlos, localizado na margem direita do Baixo Madeira, inaugurando a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Henrique Dias, que atende a mais de 600 alunos das vilas de São Carlos e das comunidades de Terra Caída, Brasileira e Sobral, com o ensino regular completo, do Pré I da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio.
Na localidade, onde residem cerca de 420 famílias, totalizando pouco mais de 1.330 habitantes, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também desenvolve desde 2005 o Projeto Ribeirinho, que tem uma proposta educacional diferenciada, apropriada à realidade do campo e o seu desenvolvimento. Nessa modalidade são atendidos em São Carlos cerca de 300 alunos. “Esse projeto é muito importante porque a grande maioria da nossa população vive de renda própria, vinda da pesca e da agricultura”, destaca a diretora da escola, Ana Cleta Maloney.
A escola Henrique Dias foi totalmente reformada, com a substituição de todas as portas por aberturas adaptadas para deficientes físicos, revisão das instalações elétrica e hidrossanitária, revisão de toda a cobertura, reforma dos sanitários, substituição de todo o piso e pintura geral do prédio, que ganhou cores mais alegres e modernas. Além disso, a prefeitura também construiu mais duas salas de aula, sala de diretoria, sala para professores, secretaria, sala para supervisão, sala para arquivo, cozinha, abrigo para o gerador de energia, um amplo pátio coberto e uma passarela coberta até o portão da escola. O investimento da prefeitura na obra foi de R$ 294.500,00.
SESSÃO POPULAR

Além de inaugurar a escola o prefeito também participou de uma Sessão Popular da Câmara Municipal de Vereadores, proposta pela vereadora Sandra Moraes, com o objetivo de ouvir as reivindicações dos moradores da localidade. Entre as solicitações feitas ao poder executivo municipal esteve a construção de uma creche, a reforma do posto de saúde, a oferta de cursinho pré-vestibular gratuito e a construção de mais salas de aula na escola São Luiz Gonzaga, na localidade de Brasileira, que já enfrenta problemas de superlotação.
Roberto iniciou sua fala lembrando que a população de São Carlos esperava pela reforma e ampliação da escola Henrique Dias há muito tempo. “As instalações estavam precárias e no espaço já não dava mais para atender a todos os alunos que precisavam estudar”, ressalta Sobrinho, salientando que o problema ainda não está totalmente resolvido. O ideal seria que o Estado também construísse uma escola na localidade “Nessas salas que nós cedemos para o Estado oferecer o Ensino Médio nós poderíamos atender os nossos alunos. Isso resolveria o nosso maior problema hoje, que é de vagas para creche e Educação Infantil”, diz ele.
Se referindo ao aumento populacional que São Carlos vem registrando nos últimos anos, o prefeito citou que no começo de 2005 haviam 400 crianças em sala de aula na localidade. Hoje já são mais de 900. “Onde esses alunos estavam?” se perguntou Sobrinho. “A maioria tinha ido embora para a cidade em busca de uma vida melhor, mas hoje, com o conjunto de melhorias que estão sendo levadas ao interior, as famílias estão voltando para o campo, porque há políticas públicas voltadas para essa população” respondeu ele.
Através do Programa Municipal de Transporte Escolar em 2005 em torno de 150 alunos eram atendidos em São Carlos. Hoje são 600. “Antes de eu assumir a administração pública o médico do posto de saúde só vinha aqui uma vez por mês. Hoje já conseguimos fazer com que vocês (população) sejam atendidos a cada três semanas. E também estamos entregando para São Carlos uma moderna “ambulancha”, unidade móvel equipada com UTI para atender os casos de urgência e emergência. Só estamos aguardando a apresentação dos profissionais de saúde que foram convocados. E para finalizar, nós também vamos reformar o posto de saúde”, anunciou o prefeito......(Fonte: Assessoria e Abelardo Jorge 9957-6033).."Nós acreditamos em Deus e seus profetas"- We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي.....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.selvaviva.zip.net/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/

0 Comments:

Post a Comment

<< Home