Brasil: Frente Indigenista e Comissão de Direitos Humanos recebem representante da ONU
***O representante da ONU, James Anaya, disse que a visita ao Brasil servirá para monitorar situação da população indígena do País.***Deputado Eduardo Valverde denuncia: “proposta de lei sobre mineração em terras indígenas e o Estatuto do Índio estão há 15 anos ‘engavetadas’ .
***“Lobistas” a serviço de mineradoras, madeireiras (nacionais e transnacionais) e latifundiários agropecuaristas que estariam a laborar contra votações no Congresso Nacional
***Grupos de bandoleiros fazem saques dentro da área dos índios Yanomamis, a Reserva Raposa do Sol, em Roraima
***Fontes de ONGS defensoras do meio ambiente denunciaram e consta nos arquivos do Congresso: madeireiras transnacionais desmataram mais de um milhão de hectares no Pará e Amazonas
Deputados e Senadores integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas e da Comissão de Direitos Humanos, receberam nesta sexta-feira (15/08 ) o relator especial das Nações Unidas sobre Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, Sr. James Anaya, para informar sobre a tramitação no Legislativo dos projetos de leis que tratam dos interesses indígenas.
EDUARDO VALVERDE
O Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Eduardo Valverde(PT/RO), informou do esforço que tem sido para fazer com que as mais de 80 proposição que versam sobre indígenas alcance o seu destino final e virem em leis que os beneficie.
MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS
Segundo Valverde, a dificuldade tem sido por conta que muitas proposições vão de encontro a interesses econômicos, a exemplo do PL 1610/96, no qual o parlamentar é relator, que trata da mineração em terras indígenas e o Estatuto do Índio, que está há 15 anos engavetada no Congresso Nacional. “Há nessa Casa , forças contrárias aos interesses dos índios, pois os mineradores, madeireiros, agropecuaristas, também têm seus representantes”, ressaltou.
JAMES ANAYA
O representante da ONU, James Anaya, disse que a visita ao Brasil servirá para monitorar a situação da população indígena do País, especialmente nos locais em que existe conflito entre índios e produtores rurais pela posse de terras.
ÍNDIOS YANOMANIS E RAPOSA SERRA DO SOL
Anaya informou que a organização está acompanhando a situação da demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, na qual do Supremo Tribunal Federal (STF) será responsável por um desfecho.
CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DA ONU
A visita oficial de 12 dias ao Brasil servirá para o relatório que será analisado na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em dezembro/2008
***Fonte: Leila Denise De Macedo Brito
******Texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/
0 Comments:
Post a Comment
<< Home