Tuesday, September 16, 2008

Porto Velho-RO: Semusa se prepara para combater dengue no inverno amazônico

Cerca de 80 coordenadores municipais do Programa de Controle da Dengue participam do 3º Encontro Estadual de Controle da Dengue, que começou nesta terça-feira (16) e vai até esta quarta-feira (17/09), no Hotel Rondon, em Porto Velho.
Os técnicos da Dengue vão avaliar as ações já executadas no controle da doença e também traçar novas metas para evitar possível surto da Dengue com a chegada do inverno amazônico. As chuvas são constantes neste período o que aumenta a proliferação da doença em todo o Estado.
A solenidade de abertura contou com a presença do representante da Coordenadoria Nacional do Programa de Controle da Dengue, Fábio Gaiger, da diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Régia Martins e da diretora do Centro de Controle de Zoonozes de Porto Velho, Deuseli Pereira, além de outros técnicos da saúde de vários municípios.

DENGUE NO BRASIL

Segundo o painel apresentado pelo representante do Programa Nacional de Controle da Dengue, Fábio Gaiger, os casos da doença aumentaram em todo o país, em 40% em relação ao ano passado. Até junho deste ano, foram registrados 635 mil casos de Dengue no Brasil. Destes, 37.332 foram na região Norte. Rondônia registrou 7.611 casos. Dos estados da região Norte, Rondônia, Tocantins e Roraima foram os estados que registraram maior número de Dengue em 2008. Ainda segundo os dados do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos, 173 pessoas morreram por causa da dengue, no Brasil, incluindo o surto do Rio de Janeiro. Em Rondônia, morreram 3 pessoas.
PLANO DE CONTINGÊNCIA

Os municípios se preparam agora para o controle da Dengue, durante o inverno amazônico. Porto Velho terá a primeira reunião municipal para elaborar o Plano de Contingência, no próximo dia 24, no auditório do Lacen. Os técnicos da secretaria municipal e estadual de saúde vão definir as estratégias para o controle da doença durante as chuvas. As medidas vão desde Campanhas Educativas, parcerias com órgãos públicos e privados, até a capacitação dos profissionais envolvidos no Programa de Controle da Dengue, até a compra de insumos e reforço nos estoques de medicamentos. O ministério da Saúde montou 12 aglomerados. São 12 capitais definidas estrategicamente para capitanear o controle da Dengue nas localidades do entorno. Porto Velho será um dos aglomerados.”Nós estamos nos preparando para controlar e combater a Dengue no nosso município, mas sabemos da responsabilidade que vamos ter em apoiar os municípios adjacentes e isso aumenta ainda mais o nosso intente de cumprir a determinação do Ministério da Saúde que é reduzir o número de mortes por causa da Dengue em todo o país”, afirma a diretora do DVEA, Régia Martins.
***Fonte: Asscom e A/J
******IMPORTANTE: O texto foi "adaptado", modificado ou transformado fichamento, teorema/hipóteses e/ou questionamentos neste diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links:
http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com/
Posted by Picasa

1 Comments:

At 2:52 PM, Blogger Unknown said...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas d água,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis, aspirador de mosquito,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, faz mal á nossa saúde,o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
"O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.

 

Post a Comment

<< Home