Friday, December 31, 2010

OS MAIORES FRACASSOS DO GOVERNO LULA: CORRUPÇÃO E CPMF

***O presidente Lula e a esposa Marisa
A maior crise política na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o fez abandonar a fórmula de governar quase exclusivamente com partidos da esquerda. E a derrota na prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) demonstrou a fragilidade da agenda do Palácio do Planalto no Poder Legislativo. É essa a avaliação de especialistas.
MENSALÃO
Para eles, o escândalo do mensalão, detonado em 2005 e ainda com 40 réus a serem julgados no STF (Supremo Tribunal Federal), produziu as mudanças mais profundas e contrárias às intenções de Lula: forçou a demissão do então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, abateu a cúpula do PT, atingiu aliados de vários partidos e levou à recomposição ministerial, com redução de aliados históricos e mais conservadores.
PT ABANDONOU A BANDEIRA ÉTICA
Além dos efeitos políticos imediatos e danosos ao governo, a crise no PT, que empunhava a bandeira da ética desde seu início, na década de 80, se espraiou pelas eleições presidenciais de 2006 e de 2010. O rótulo “mensaleiro” se colou a várias figuras proeminentes no primeiro mandato de Lula, afetando as chances do partido principalmente em São Paulo – Estado mais rico do país e bastião oposicionista.
SENADO DERRUBA CPMF
Já a votação da prorrogação da CPMF, em 2008, mostrou a fragilidade dos governistas no Senado – principal baluarte da oposição nos últimos anos. Lula acreditou que sua proposta de destinar exclusivamente à saúde os cerca de R$ 40 bilhões anuais obtidos com a cobrança sensibiliza os adversários. O resultado foi a derrota de um governo que, para os analistas, teve fraca agenda legislativa.
“O mensalão, além da crise ética, aponta a inviabilidade do desenho do início do governo Lula, apenas com partidos de esquerda no ministério e operando na base do varejo com os outros”, disse o cientista político Luciano Dias, do Ibep (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos). “A derrota na CPMF foi forte porque o governo teve pouca agenda no Congresso. E só põe para votar se acha que vai vencer.”
CONGRESSO E CONSELHO DE SEGURANÇA
O cientista político Francisco Fonseca, da FGV (Fundação Getúlio Vargas) lembra “entre avanços e problemas”, a eleição para a presidência da Câmara em 2005. Lula preferia Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) no cargo. O mineiro Virgílio Guimarães, do mesmo partido, dividiu a base aliada. A vitória, com a ajuda da oposição, acabou com Severino Cavalcanti (PP-PE), um deputado do baixo clero.
DERROTAS “PONTUAIS” DE LULA
“Mas essa foi a única grande dificuldade na Câmara. No governo Lula as dificuldades históricas se concentraram no Senado, onde muitas CPIs começaram e que teve papel importante durante as denúncias do mensalão”, afirmou. “O caso da CPMF foi mais pontual, com pressão da mídia e de setores organizados. Além do mensalão, o governo teve derrotas pontuais, não persistentes nem impeditivas a Lula.”
CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU
Nas arenas internacionais, a principal derrota da chancelaria de Lula foi na pressão pela reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Apesar da ascensão do país nos foros de debate e da recheada agenda de viagens de membros do alto escalão do governo ao exterior, o presidente viu os Estados Unidos, maiores entraves para a mudança, declararem apoio à Índia antes de cogitarem a inclusão do Brasil no grupo.

 “Essa perseguição do objetivo máximo de uma cadeira permanente no Conselho, uma meta no mínimo questionável, fez o Brasil gastar oito anos com alinhamento a países pouco relevantes para ter uma base de votação. E não valeu a pena”, afirma o cientista político Cristiano Lohbauer, do Gacint – Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo.
MERCOSUL ESTAGNADO
“Ficamos obcecados pelo prestígio que teríamos com a entrada em um órgão que não tem orçamento, em uma ONU que lida com apenas US$ 5 bilhões para tudo que faz e que recebe 25% do financiamento nos EUA. Enquanto isso, não fizemos nada em matéria de aproximação regional, porque o Mercosul estagnou e a Argentina faz o que quiser na área comercial. Terminamos oito anos mais longe da integração regional.”
Lula tem mais de 40 diplomas de doutor honoris causa para receber em universidades do mundo inteiro. Convites para dirigir ONGs, ministrar palestras. Mas, como não poderia deixar de ser após oito anos no Palácio do Planalto, também terá mágoas e fracassos para digerir durante as horas de descanso em São Bernardo do Campo.

Veja também

***Abelardo Jorge 9253- 6034:।"Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links:http://www.amazoniaviva.zip.net/, http://www.brasiline.zip.net/, http://www.globorondonia.blogspot.com/, http://www.agloborondonia.blogspot.com      


0 Comments:

Post a Comment

<< Home