Saturday, March 15, 2008

Dom Moacir Grechi critica autoridades e políticos corruptos, caluniadores, difamadores e fofoqueiros

Ao repetir lições éticas sempre atuais do Evangelho, tendo como base de argumentação filosófica e teológica a Epistola Universal de São Tiago, o arcebispo de Porto Velho, dom Moacir Grechi, criticou com veemência “os que desviam milhões, bilhões dos cofres públicos”- no Brasil e em outros países-, os que destruidores da biodiversidade, os autores de leis injustas, “doutores da lei” que incorrem em exceção de suspeição e criminalizam fracos e oprimidos, agentes públicos omissos e prevaricadores, ladrões da boa fé e direitos das classes sociais mais pobres, vítimas da exclusão social, espoliadas por autoridades corruptas e pelo modo de reprodução espiral das desigualdades e injustiças sociais. Dom Moacir não economizou críticas também contra “os caluniadores, difamadores, fofoqueiros, mentirosos, falsos amigos (alguns literalmente analfabetos e criminosos), autores de críticas amargas motivadas por inveja”, disse durante apresentação do programa “Amanhecer com a Ave Maria”, domingo (10/02), às 6 da manhã, na rádio Caiari.
A EPISTOLA DE SÃO TIAGO
Dom Moacir leu um trecho pedagógico da mensagem de São Tiago (3: 1-13) aos Cristãos pretéritos, mas cabíveis nos dias atuais, aqui transcrita na linguagem dos Gideões Internacionais: “meus irmãos, todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também frear todo o corpo.
Nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vejam também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daqueles que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vejam quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Pode uma mesma boca proceder benção e maldição? Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amarga?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem entre vocês é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão e sabedoria.
Mas, quando uma pessoa tem amarga inveja, e sentimento faccioso em seu coração, não se glorie, nem mintas contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”, repetiu
Falando sobre o andamento da Campanha da Fraternidade, dom Moacir disse que é tempo de amor fraterno em defesa da vida, da dignidade da pessoa humana. Disse que “pecado é não ter fome e sede de justiça; é ser escravo da cobiça, do dinheiro, da mentira, da corrupção”.
Ao incentivar os cristãos e seguidores de outras religiões ao exercício da cidadania, dom Moacir repetiu uma máxima do presidente Lula: “Governo sem pressão não vai prá frente” e concluiu: “Como seria bom se cada um fizesse sua parte. Tudo seria diferente. Nunca devemos adorar o deus falso do dinheiro, da corrupção e da política voltada apenas para interesses pessoais”.(publicada em 11/02/2008. - Autor: Abelardo Jorge-9957-6033.)...Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.selvaviva.zip.net, http://www.agloborondonia.blogspot.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home