Monday, March 17, 2008

PSTU anuncia candidaturas, coligação e ações judiciais contra o DNIT e hidrelétricas do rio Madeira

O presidente do diretório municipal do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado-PSTU, Pimenta de Rondônia, anunciou nesta segunda-feira (17/03) o lançamento de pré-candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e às vagas na Câmara Municipal de Porto Velho e uma Ação Civil Pública, na Justiça Federal, contra o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes-DNIT, acusado de eventual omissão ou prevaricação ou favorecimento de construtoras que descumpriram o contrato e o prazo para conclusão das obras de duplicação da BR 364, no trecho entre o município Candeias do Jamari e o campus da Universidade Federal de Rondônia-UNIR. “O PSTU vai lançar candidatos em todos os níveis. Queremos uma coligação com o Partido Socialismo e Liberdade-PSOL. O PSTU exclui qualquer coligação com partidos contrários ao socialismo ou favoráveis ao capitalismo selvagem. O PSTU planeja uma ação penal contra a diretoria do DNIT e quer indenizações às famílias atingidas pela construção de hidrelétricas no rio Madeira”, disse.
Probabilísticos concorrentes do prefeito Roberto Sobrinho
Pimenta de Rondônia disse à reportagem que durante Encontro Estadual do PSTU, realizado no sábado (08/03) em Porto Velho , e que teve participações do Dr. Atenágoras, delegado nacional do PSTU, Adilson Siqueira, presidente regional do PSOL e diversas “lideranças comunitárias”, foi confirmado um “indicativo” para o lançamento de candidaturas majoritárias e proporcionais.
Pimenta confirmou os nomes dos prováveis candidatos: “Sou pré-candidato a prefeito. Mas o PSTU tem outros nomes para disputar a prefeitura de Porto Velho: Anildo Prado, que é presidente do diretório regional e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Rondônia; o professor Francisco, o popular “Tié”, residente no distrito de Calama”, disse.
FISCALIZAÇÃO DO PAC
Pimenta evitou criticas contra o governo do prefeito Roberto Sobrinho: “O PSTU tem direito e legitimidade para requerer informações sobre a Administração Municipal. Nosso interesse, no momento, é apenas acompanhar os investimentos, obras e serviços sociais financiados com as verbas do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC. Isto porque a população, os contribuintes e eleitores não podem ficar reféns da falta de informações. E transparência e publicidade é princípio constitucional que rege a Administração Pública. Não
Índia vice-prefeita
O PSTU planeja lançar a índia Francisca Kaxarari candidata ao cargo de vice-prefeita de Porto Velho. “Além da correligionária Francisca Kaxarari, o PSTU poderá lançar Camila, acadêmica do curso de Direito da Faro; Antônia, uma professora residente em Jaci-Paraná; Cláudio, um taxista residente em União dos Bandeirantes; e Emmanuel, professor de História. Todos estão em condições de disputar a vice-prefeitura”, disse.
Candidatos nos distritos e no Baixo Madeira
Pimenta confirmou que o PSTU terá candidatos a vereador em todos os distritos e vilas de Porto Velho: “Já temos pré-candidatos em São Carlos , Calama, Demarcação, Nazaré, Jaci-Paraná, União dos Bandeirantes, Mutum Paraná, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema e em Nova Califórnia , onde o PSTU tem Betinho entre os pré-candidatos à Câmara Municipal”, disse.
Hidrelétricas do Madeira
Sobre a construção das hidrelétricas do Jirau e de Santo Antônio, no rio Madeira, disse que o PSTU poderá requerer o “embargo administrativo” das obras: “O PSTU analisa a possibilidade de uma Ação Civil Pública em defesa dos interesses difusos e coletivos dos ribeirinhos atingidos por essas obras. O PSTU convoca toda a população, principalmente os atingidos pelas obras das hidrelétricas, para que possamos juntos requerer indenizações dos imóveis e benfeitorias e a urbanização das áreas adjacentes antes do início das obras. O PSTU vai analisar os Estudos de Impacto Ambiental-Eia e o Relatório de Impacto Ambiental-Rima para identificar se foram considerados os danos prejudiciais ao Meio Ambiente e às famílias residentes na área a ser inundada”, concluiu Pimenta. Ele colocou à disposição da imprensa, para contato, o telefone 9972-9950. (Abelardo Jorge-9957-6033)....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.selvaviva.zip.net, http://www.agloborondonia.blogspot.com


0 Comments:

Post a Comment

<< Home