142 MILHÕES DE BRASILEIROS VOTAM NESTE DOMINGO EM PRESIDENCIÁVEIS, CANDIDATOS A 1/3 DE VAGAS NO SENADO, CÂMARA DOS DEPUTADOS E ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS
Neste domingo (05/10/2014), 142,8 milhões de brasileiros aptos a votar, no Brasil e no exterior, vão às urnas, para eleger o presidente e o vice-presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Em 2010, o número de eleitores era de 135,8 milhões, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Houve, portanto, um aumento de 5,17% no número de eleitores em quatro anos.
Os brasileiros poderão votar de 8 às 17 horas (horário de Brasília), mesmo se estiverem fora do seu domicílio eleitoral. Neste domingo, 84.418 eleitores vão votar em trânsito. Em 2010, só foi possível votar em trânsito nas capitais. Agora, cidades com mais de 200 mil eleitores que se cadastraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também têm esse direito. O prazo para solicitar o direito de votar fora da cidade onde o eleitor mora encerrou-se em agosto.
Se você estiver fora de seu domicílio eleitoral e não se cadastrou para a votação em trânsito, não se esqueça de apresentar o requerimento de justificativa eleitoral.
Se você estiver fora de seu domicílio eleitoral e não se cadastrou para a votação em trânsito, não se esqueça de apresentar o requerimento de justificativa eleitoral.
Os brasileiros que estão no exterior também poderão votar. São 354.184 eleitores aptos a votar fora do Brasil, em 916 seções eleitorais distribuídas em 89 países. O prazo para solicitar esse direito também já se encerrou.
Aqui no Brasil, eleitores e candidatos precisam ficar atentos às condutas proibidas no dia da eleição. De acordo com o TSE, é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor, como o uso de bandeiras, broches e adesivos. Fica proibida, no entanto, a distribuição de material de propaganda política ou a prática de aliciamento, coação ou manifestação para influenciar a vontade do eleitor.
Continua:
***Da Redação – ND (título modificado neste blog)
0 Comments:
Post a Comment
<< Home