Thursday, July 24, 2008

Brasil - Ministro da Justiça alerta: “todo cidadão deve cuidar ao falar ao telefone”

Em evento da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) sobre crimes de corrupção, o ministro da Justiça Tarso Genro afirmou que "todo cidadão, ao falar ao telefone, tem que ter a presunção de que alguém está escutando". A afirmação se refere tanto às escutas telefônicas feitas com autorização da Justiça quanto aos "grampos" ilegais.
ESCUTA ILEGAL
Segundo Tarso, a Polícia Federal "prendeu recentemente um grupo que fazia escuta ilegal" e também está preocupada em disciplinar o uso de grampos pela própria corporação. "Não tem jeito. Todo mundo, ao falar ao telefone, tem que tomar cuidado porque pode estar sendo monitorado ou por grampo legal ou ilegal. Isso tem sido combatido, mas chegam ao País, via contrabando, muitos equipamentos de escuta", disse.
ABUSO DE AUTORIDADE
Dentro do Ministério da Justiça, três ações têm sido desenvolvidas. Um estudo servirá para formular uma lei que aumente o rigor contra o abuso de autoridade.
GRAMPOS TELEFÔNICOS
Outro, específico sobre grampos, pretende que dados sobre a vida pessoal, eventualmente descobertos em uma investigação, sejam destruídos.
LULA E OAB
A terceira medida é um projeto que está nas mãos do presidente Lula, protegendo os advogados para impedir que o sigilo entre eles e os clientes seja violado. "Estamos estudando a lei, e se não existir prejuízo à investigação policial, ela será sancionada. Se existir prejuízo, não será. Mas as prerrogativas não devem ser encaradas como privilegio, e sim como garantias essenciais à democracia", resumiu Tarso Genro.
“OPERAÇÃO SATIAGRAHA”
Sobre a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, Tarso admite que houve abuso de poder nas gravações de imagens das prisões durante a ação. Disse que foram uma espécie de "punição antecipada". O ministro defendeu o uso de algemas, como proteção do réu, que pode atentar contra a própria vida. Segundo Tarso, a operação descumpriu um manual que tinha sido elaborado pela PF, sobre procedimentos.

***Fontes: http://www.terra.com.br/ e Agência O Dia
Texto "adaptado" (modificado) para este diário virtual por...
Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home