Saturday, July 19, 2008

Pesquisa/2007: 76% da população confia na PF e 53% acreditam no STF

Enquanto a polêmica em torno da Operação Satiagraha prossegue, o Contas Abertas divulgou quinta-feira (17/07) uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), publicada no fim do ano passado. O estudo, produzido pelo professor de Teoria da Corrupção, Ricardo Caldas, aponta que 75,5% da população brasileira confia na Polícia Federal (PF).
CONFIANÇA NO STF
Quando a pergunta é sobre credibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e Justiça, 52,7% dos entrevistados dizem confiar no STF. Metade “não acredita” no Poder Judiciário.
MPF E PF
De acordo com o professor, se o estudo fosse realizado hoje, a confiança da população em relação à PF e ao Ministério Público-MPF provavelmente seria maior. A credibilidade do STF poderia ser menor.
EXCEÇÃO NO EXÉRCITO
“Vale destacar também que a opinião positiva da população, em relação à Polícia Federal, ganharia mais força diante de outras instituições e Forças Armadas, por exemplo, citada na pesquisa (seria o Exército), que se envolveu no episódio do Morro da Providência, no Rio de Janeiro”, afirmou Caldas.
JUIZADOS ESPECIAIS
A pesquisa perguntou aos entrevistados “qual tribunal mais confiável”. Para 23,6%, o Juizado de Pequenas Causas é o órgão da Justiça de maior credibilidade. (criados pela LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. )
STF II
Em segundo lugar aparece o STF, com 20,5% de confiança.
JUSTIÇA DO TRABALHO
Em terceiro, a Justiça do Trabalho é citada como confiável por 19,2%.
JUSTIÇA ELEITORAL
A Justiça Eleitoral figurou com 10,6%. É importante ressaltar que 13,6% das pessoas que participaram do estudo não souberam avaliar essa questão.
COMBATE À CORRUPÇÃO
Segundo a pesquisa, a população brasileira ainda acredita que a corrupção pode ser combatida. Para 84,9%, o crime pode ser superado. A PF (25,1%) e o Ministério Publico (22,8%) são as duas instituições em que os entrevistados mais confiam para combater ou cumprir esse papel. 9,7% das pessoas acreditam que o Poder Judiciário é o setor mais importante para combater à corrupção.
QUESTIONAMENTOS
O brasileiro também desconfia das punições impostas pela Justiça. De acordo com o estudo, quase a metade dos entrevistados não confia nos juízes e 91% dos participantes acreditam que a Justiça não pune com rigor os políticos. Quase 80% dos cidadãos também discordam do “foro privilegiado” a que têm direito políticos e magistrados. A maioria dos participantes afirma que um político processado (seria acusado ou denunciado) na Justiça não pode (ou não poderia) concorrer nas eleições.
PERÍODO E ANO DA PESQUISA
A pesquisa foi realizada entre 04 e 20 de agosto de 2007. Teve como principal objetivo avaliar a opinião dos brasileiros em relação às instituições de governo e a imagem do Poder Judiciário. Mais de duas mil pessoas foram entrevistadas, em todo o Brasil, por telefone, divididos “pro rata” à população dos estados.
ESCOLARIDADE
Quase a metade dos entrevistados tem ensino médio completo ou superior incompleto.
FAIXA ETÁRIA
Aproximadamente 50% deles têm idade entre 25 e 34 anos.
EMPREGOS
37% são funcionários de empresas privadas e 20% são servidores públicos.

Fonte: Leandro Kleber, do: http://contasabertas.uol.com.br

Texto/relatório modificado ou "adaptado" por...
Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home