Tuesday, July 29, 2008

Brasil tem 40% dos portadores de HIV da América Latina

Dados divulgados pelo Relatório Global sobre a Epidemia de Aids do Programa Conjunto das Nações Unidas para a Aids (Unaids) apontam que, atualmente, 40% das pessoas infectadas com o vírus na América Latina estão no Brasil.
AMÉRICA LATINA
Segundo o estudo, em 2007, estima-se que houve 140 mil novas infecções pelo HIV, elevando a 1,7 milhões o número de pessoas vivendo com o vírus na América Latina.
BRASIL E MÉXICO
De acordo com o Unaids, as maiores epidemias estão nos países com maiores populações, como Brasil, onde vivem aproximadamente 730 mil infectados, e o México, com 200 mil pessoas vivendo com o vírus.
ESTABILIDADE DO HIV
Apesar de ser destaque entre os casos da América Latina, o Brasil é considerado por representantes do Unaids como um exemplo para outros países do mundo, não só na prevenção como também no tratamento da aids. O País foi um dos primeiros a conseguir estabilizar o número de infectados pelo HIV.
TRINTA MIL NOVOS CASOS EM 2007
O Unaids estima que, desde meados do ano 2000, o Brasil conseguiu manter o índice de 30 mil novos casos por ano, índice que foi repetido em 2007.
MINISTÉRIO DA SAÚDE
"Apesar de o patamar ainda ser elevado, somos vistos como um exemplo para o mundo, pois estamos conseguindo graças a ações de governo conter o aumento da epidemia", afirma Eduardo Barbosa, diretor adjunto do Programa de DST Aids do Ministério da Saúde.
DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVOS
Além disso, os responsáveis pelo estudo apontam o aumento na distribuição e no uso de preservativos como uma das grandes conquistas do País na prevenção à doença. Outro dado positivo apresentado hoje comprova que o Brasil tem conseguido conter a chamada transmissão vertical em gestantes.
PRÉ-NATAL
Segundo o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, a melhora no pré-natal feito na rede pública possibilitou esse avanço. Mas os dados positivos se devem ainda ao aumento no chamado teste rápido, no qual a gestante descobre em 30 minutos se tem o vírus, desta forma, buscar tratamento adequado para que o bebê não seja infectado pela doença.
“COMPROMISSO ÉTICO”
O coordenador explicou que a situação poderia ser ainda melhor se existisse um "compromisso ético" do País para que a as redes pública e privada passassem a oferecer o teste rápido para todas as gestantes.
TRANSMISSÃO VERTICAL
"É um equívoco dizer que não existe prevenção para a aids. Tem sim: a prevenção da transmissão vertical pode chegar a praticamente zero se a rede de saúde disponibilizar o teste e o tratamento", disse.
Fonte:Marina Mello(Redação Terra, Direto de Brasília)
***Texto "adaptado" (modificado) para este diário virtual por...Abelardo Jorge 9957- 6033:."Nós acreditamos em Deus e seus profetas": We believe in God and his prophets , Creemos en Dios y sus profetas, Noi crediamo in Dio e la sua profeti, Nous croyons en Dieu et en ses prophètes,Wir glauben an Gott und seinen Propheten ,Πιστευουμε στο Θεο και του προφητες, ونحن نؤمن بالله وبلدة الأنبياءابيلاردو خورخي ....Leia mais nos links: http://www.amazoniaviva.zip.net, http://www.brasiline.zip.net, http://www.globorondonia.blogspot.com, http://www.agloborondonia.blogspot.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home